terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dor de cabeça

São muitos os óleos essenciais que podem ser usados para aliviar as dores de cabeça de forma bem mais segura do que alguns remédios, sempre lembrando que a Aromaterapia não substitui nenhum tratamento médico. Dentre a vasta gama de óleos analgésicos, os que parecem mais eficazes são o de Hortelã-Pimenta e Lavanda, separadamente ou combinados.
O óleo de Alecrim é outro que desanuvia a cabeça e alivia a dor, sobretudo quando ela se apresenta em seguida a um período de esforço mental.
Pode-se esfregar o óleo de Lavanda diretamente nas têmporas ou fazer com ele uma compressa fria e aplicá-la nas têmporas, na testa ou na nuca. Uma mistura de óleos de Hortelã-Pimenta e Lavanda em proporções iguais pode ser mais eficaz ainda, uma vez que o de Lavanda tem a propriedade de acentuar a ação dos outros óleos, quando utilizado em misturas.
Vale observar também que, enquanto o óleo de Lavanda é sedativo, o de Hortelã-Pimenta é estimulante, e que vários remédios comerciais para dor de cabeça combinam um estimulante (via de regra cafeína) com um ou mais analgésicos. Isso porque muitas das drogas analgésicas têm um efeito levemente sedativo, e por vezes mesmo depressivo, e a cafeína é incluída para combater esse aspecto.
O uso dos óleos de Hortelã-Pimenta e Lavanda produz um efeito semelhante, sem os riscos inerentes das drogas sintéticas
Se a dor de cabeça for causada por infecção dos seios paranasais, as inalações com óleo de Alecrim, Eucalipto, Hortelã-Pimenta ou Lavanda costuman ser muito eficazes tanto para aliviar a dor de cabeça como para eliminar a congestão que a  causou. Todos esses óleos são anti-sépticos e deverão combater a infecção nasal, bem como proporcionar um alívio imediato dos sintomas.
A maioria das dores de cabeça pode ser facilmente atribuída a uma causa imediata - fadiga, ambientes sufocantes, esforço visual, tensão -, mas as dores que se apresentam sem nenhuma razão aparente merece ser examinada com alguma cautela. É possível que o estilo de vida, a dieta alimentar ou o ambiente do indivíduo estejam pedindo alguma mudança ou, o que é menos freqüente, que a dor de cabeça seja o indício de algum distúrbio mais sério que exija um tratamento adequado
 
Fonte: Livro da Aromaterapia de Patrícia Davis

Nenhum comentário:

Postar um comentário